quarta-feira, 1 de abril de 2015

É tempo de celebrar a Páscoa!!!

Assim como a estação do Outono chega nos convidando ao recolhimento e a nos aquietar procurando um ninho, já que o frio começa a dar o ar da graça, a Páscoa também se aproxima. Juntos, outono e páscoa dão-se as mãos. Momento único. Momento especial. Época de deixar morrer, de livrar-se, de deixar cair, de abandonar o velho, de deixar ir, de dar adeus... Abrindo espaços para a transformação... Uma vida nova que brota.
A Páscoa se aproxima. Para os judeus é o momento de comemorar uma passagem, uma mudança, uma vida nova: da escravidão para a liberdade. Para os cristãos é a época em que a vida venceu a morte, tempo da ressurreição e também de liberdade. Símbolos antigos veem a  tona neste período, como a  coelha, os ovos, o carneiro, a cruz, o girassol, a vela, o peixe....
Com  os nossos pequenos, trabalhamos o símbolo da fertilidade, da vida que  gera vida. Tudo isso de forma lúdica. 
Na roda, histórias contadas, permitindo olhinhos curiosos, atentos,  admiradores,  imaginando todo o encanto do contar e recontar. A visita ao gramado na procura de cenouras para alimentar os coelhinhos.O sabor que a cenoura tem ao degustá-la. Uma visita pela primeira vez ao oratório, para orarem ao Jesus que está na cruz. A presença de um coelho bondoso que ensina o bem sem olhar a quem. E as cantigas do coelhinho da páscoa que dá abraços e beijos ao invés de um, dois, três ovos assim? Pinturas, colagens, histórias dramatizadas, vídeos, permitiram que os nossos amiguinhos pudessem compreender de forma simples, resgatando a essência  do imaginário do "Ser" criança, um pouco sobre a celebração pascal. 
Professora Rosana



























































Uma feliz e abençoada páscoa!!!







3 comentários:

  1. Tudo no maior capricho e na maior organização, como sempre! Nem parece que trabalham com crianças tão pequenas! Parabéns! Feliz e abençoada Páscoa a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Luiza!!! Uma feliz páscoa para vocês e toda a sua linda família.

      Excluir
  2. O primeiro ano na escolinha é cheio de novas experiências... Celebrar estas datas em meio aos amiguinhos, e com o carinho de professoras tão especiais, é inesquecível !!!
    Beijos.
    Simone

    ResponderExcluir